Hot! Goiás recebe pela primeira vez a Copa Mara Rosa de Handebol

Foto Randes Filho

 

A cidade de Mara Rosa (GO), há pouco mais de 150 km da divisa entre Goiás e Tocantins, vai ser palco de mais uma emocionante disputa do handebol goiano. Vem aí a Copa Mara Rosa de Handebol, evento que promete movimentar pela primeira vez o cenário esportivo da região norte do estado entre os dias 26 a 28 de abril (de sexta a domingo), nos ginásios Assunção e Colégio Castelo Branco, e que integra a 1ª fase da Copa Goiás. A cidade recebe ainda um encontro entre a Federação Goiana de Handebol (FGHb) e equipes locais, onde será lançado um novo projeto do handebol goiano: a Super Liga Norte de Handebol.

Estreante no calendário de competições da FGHb, a Copa Mara Rosa tem confirmadas 30 equipes de Goiás, Tocantins e Distrito Federal, e ainda mais de 400 atletas, em busca da classificação na etapa final da Copa Goiás, em novembro. A programação tem início nesta sexta-feira (26/4), às 15h, com o duelo entre as equipes infantis femininas CBP/ Atenas Palmas (TO) e Niquelândia (GO) no Ginásio Assunção, e previsão de mais sete partidas ao longo do dia. Mais tarde, às 20h, acontece a abertura oficial do evento, com a presença do prefeito de Mara Rosa, Elvino Coelho Furtado.

Segundo o presidente da FGHb, Júnio Augusto, o empenho da prefeitura da cidade para a realização do evento foi um dos fatores decisivos para a escolha da sede.  ”Mara Rosa não foi escolhida por acaso. Sua tradição no handebol, boa estrutura para receber jogos, e principalmente o trabalho da atual gestão da Secretaria de Esporte, nos levaram a preferência da cidade como sede da primeira etapa da Copa Goiás”.

Em sua primeira edição, a Copa Mara Rosa será disputada em quatro categorias masculinas e femininas: infantil, cadete, juvenil e adulta. Todas as categorias competem em chave única, exceto a adulta masculina composta por sete equipes, divididas em duas chaves – A e B.

Dentre as participantes, a Handesfa/Prefeitura de Anápolis (GO) se destaca competindo com seis equipes, além de estar classificada em 1º lugar no ranking 2012 da FGHb. Também se encontra entre as favoritas a CBP/Atenas Palmas (TO), campeã pela categoria adulta masculina chave B da Copa Anápolis 2013 e a PHC/Paraíso (TO) que garantiu o vice-campeonato na mesma categoria. Outra participante de peso é a Uniceub/Faro/Anjos/PMDF-CCF, do Distrito Federal. A Mara Rosa é a equipe com maior presença na copa, disputando em todas as categorias, tanto masculinas como femininas.

Copa Goiás

Este ano com um projeto diferenciado para as competições de handebol em todas as regiões de Goiás, a FGHb quer aumentar a participação das equipes goianas em seus eventos, como explica Júnio Augusto. “A Copa Mara Rosa faz parte do nosso projeto de integração das várias competições realizadas no estado. A proposta para 2013 é a de unificar os eventos em um só: a Copa Goiás”, esclarece, enfatizando que cada torneio funcionará como uma etapa da Copa Goiás.

A segunda e terceira fase serão, respectivamente, em Trindade, de 30 de maio a 2 de junho, e Rio Verde, de 25 a 27 de outubro. Os campeões de cada etapa da Copa Goiás, juntamente às equipes que somarem mais pontos ao fim de todas as classificatórias, garantem vaga na final, totalizando assim quatro equipes nos momentos decisivos da disputa.

Novidade para o handebol goiano

Durante a realização da Copa Mara Rosa e passagem pela cidade, o presidente da FGHb aproveita para se reunir com representantes das equipes locais no sábado, às 18h, no Colégio Castelo Branco, onde lança um projeto inédito para o handebol goiano: a Super Liga Norte. Na ocasião serão feitos os primeiros planejamentos da iniciativa, que segundo Júnio Augusto, foi pensada de acordo com as demandas dos times da região.

“O objetivo principal da Super Liga Norte é desenvolver o handebol no norte de Goiás. A princípio, pensamos em três etapas para a competição a serem realizadas em Porangatu, Itapaci e Mara Rosa”, adianta com boas expectativas para o evento, que deve entrar para o calendário da FGHb ainda neste ano.

 

Serviço:

Copa Mara Rosa de Handebol 2013 (1ª fase Copa Goiás)

Data: 26 a 28 de abril (sexta a domingo)

Local: Mara Rosa (GO)

- Ginásio de Esportes Assunção

- Ginásio Colégio Castelo Branco

Organização: Federação Goiana de Handebol e Prefeitura de Mara Rosa

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos requeridos marcados com *